Re.Viva Bozano

Especialistas aprovam projeto que transforma área de estacionamento em espaço de lazer na Bozano

Joyce Noronha


Foto: Charles Guerra (Diário)
Projeto quer tirar estacionamentos desta quadra

O projeto Re.Viva Bozano, que prevê mudança na Rua Doutor Bozano, entre as ruas Floriano e Serafim, é um assunto que está dividindo opiniões entre os santa-marienses.

O QUE PREVÊ  O PROJETO

  • O Re.Viva Bozano deixará o trânsito de carros em uma pista e não terá mais estacionamentos de veículos nos dois lados da rua, no espaço da 2ª Quadra, entre a Floriano e a Serafim. Ideia é que esses espaços onde hoje há estacionamento virem áreas de lazer, a partir de 1º de dezembro 
  • A calçada seguirá a mesma - não haverá obra de nivelamento - e a pintura e a própria estrutura vão ser usadas na demarcação do espaço de pedestres
  • Os pontos de embarque e desembarque, o ponto de táxi e o acesso a garagens de prédios que existem no local permanecerão
  • Será preciso observar questões como a largura da pista de veículos para permitir a passagem de caminhão de bombeiros
  • A carga e descarga feita por caminhões e a coleta de lixo devem ficar restritas ao período da noite, quando o movimento é reduzido
  • Haverá concurso para definir que tipos de áreas de lazer e que pinturas serão feitas na quadra

Nos post da reportagem, publicado pelo Diário em sua fanpage no Facebook, as opiniões de leitores são as mais diversas (leia todos os comentários aqui).

Entre os lojistas da área, há quem concorde e quem discorde.

Já entre os especialistas, parece haver um consenso. O professor e coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Franciscana (UFN), Francisco Queruz, sugere que a população fique atenta a como é a movimentação na 2ª Quadra da Rua Doutor Bozano atualmente. Ele descreve o trânsito de veículos como lento e estressante. Queruz avalia que isso ocorre porque o Centro de Santa Maria não comporta grande fluxo de veículos e nem deveria, já que aquela é uma área que, na opinião dele, deve ter foco nos pedestres.

Mudanças na Bozano dividem opiniões entre lojistas de Santa Maria

O também professor e coordenador do mesmo curso na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Fábio Müller, diz que é favorável "às cidades para pessoas" e acredita que focar no pedestre nas vias centrais é um avanço. Além disso, salienta que os concursos de Arquitetura são a melhor modalidade licitatória para obras públicas por serem mais avanças e democráticas.  

NECESSIDADE
O presidente do Instituto de Planejamento (Iplan), Daniel Pereyron, vê a mudança na 2ª Quadra da Bozano como uma ação necessária e presente em inúmeras cidades do mundo que utilizam o sistema de mobilidade urbana com foco no pedestre.  

- Nenhuma cidade desenvolvida no mundo tem trânsito intenso de veículos nas áreas centrais e comerciais. Isso não é invenção nossa e não é novidade. O pedestre é e deve ser prioridade - explica Pereyron. 

Ele reforça a fala de Falk sobre a abertura para sugestões da população e acrescenta que é importante estar atento às necessidades das pessoas, principalmente de quem mora ou tem seu estabelecimento comercial naquela quadra.

"UM CARINHO"
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk, diz que, além do Re.Viva Bozano, a prefeitura planeja fazer uma reforma no Calçadão, prevista em R$ 180 mil e que deve ser realizada no próximo ano. Ele diz que o projeto é "um carinho" no Centro da cidade, que é um espaço de toda a população. 

Falk diz que a prefeitura não tem a verba para a obra, mas está finalizando o projeto da reforma para, então, ir em buscar do recurso.

"Bozano terá 2ª Quadra modernizada", diz secretário
Assunto que divide opiniões de santa-marienses, a mudança na 2ª Quadra da Rua Doutor Bozano será uma realidade, conforme o secretário Ewerton Falk. Ele conta que a prefeitura está aberta a diálogo e a avaliar sugestões da população sobre o projeto, contudo, afirma que a única possibilidade que não será acatada é a de cancelar a empreitada.

Correios passam a cobrar despacho postal em encomendas internacionais

Falk diz que a ideia de focar mais em espaços para os pedestres no Centro não é de hoje e lembra que ampliar o Calçadão Salvador Isaia é estudado desde 2012, como proposto no Plano Diretor de Mobilidade Urbana (PDMU). O titular da pasta entende que a novidade não vai agradar a todos inicialmente, mas avalia que, no cenário geral, é uma mudança necessária para o desenvolvimento econômico e comercial da cidade. 

- Falam em discutir a ideia com os lojistas da quadra. Mas é algo que vem sendo debatido desde 2012. Não podemos ficar discutindo, discutindo e discutindo... Chegou a hora de colocarmos o plano em ação e vamos fazer a mudança - diz.

O secretário pontua que a alteração será reversível, caso a população não se acostume, mas avalia que o único ganho de reabrir a rua seria "ter algumas poucas vagas a mais de estacionamento".

Novo aplicativo vai reunir taxistas legalizados em Santa Maria

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Novas regras de isolamento acústico buscam reduzir barulho entre vizinhos Anterior

Novas regras de isolamento acústico buscam reduzir barulho entre vizinhos

Correios passam a cobrar despacho postal em encomendas internacionais Próximo

Correios passam a cobrar despacho postal em encomendas internacionais

Economia